Consumidores bem tratados pelas empresas gastam mais. Bem, eu sei que não precisa de nenhuma pesquisa para chegar a essa conclusão, mas mesmo assim vale a pena comentar o estudo global que a American Express divulgou agora, no começo do mês. Não apenas porque ele confirma cientificamente essa tese como ainda por cima calcula quanto os clientes podem gastar a mais por conta de um bom atendimento. Para você ter uma ideia, basta dizer que 70% dos americanos pagariam até 13% mais por um produto que fosse acompanhado de um serviço excelente. Na Índia, a satisfação do cliente pode render até 22% mais.
Mas, infelizmente, no mundo real não é bem isso o que acontece. Chega a 60% o índice dos americanos que pensam que investir em atendimento não é o foco das empresas hoje em dia. Quando são mal tratados, os clientes, na maioria das vezes, deixam de comprar e ainda por cima contam para os amigos e conhecidos o que aconteceu. Em média, eles se queixam para 16 pessoas, veja você. Ainda existe um grupo de consumidores que acaba brigando com os funcionários relapsos das empresas. Nada menos que 86% dos mexicanos, 75% dos franceses e 68% dos italianos admitiram que já perderam as estribeiras em função de problemas no atendimento.
Para terminar, uma dica - mais de 80% dos americanos pensam que é mais fácil ser bem atendido por uma empresa pequena do que por uma grande. O que significa que o pequeno varejo deve explorar essa vantagem. E o grande pode ganhar muito se conseguir reverter essa percepção.
Conheça as estratégias de Marketing de Relacionamento da ASA para melhorar o atendimento, relacionamento e aumento de lucros com clientes satisfeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário